Censura e Inspiração
- Miguel Orsini
- 27 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 10 de nov. de 2023

Você sabia que a Igreja Católica Romana já manteve um catálogo de livros proibidos conhecido como "Index Librorum Prohibitorum"? Isso aconteceu em parte como uma resposta aos avanços do protestantismo, e a lista incluía escritos de figuras como Lutero e Calvino. Curiosamente, mesmo hoje, persiste uma espécie de "lista não recomendada" que abrange obras contemporâneas, como as aventuras do seu bruxinho favorito (depois de Ronaldinho Gaúcho), Harry Potter.
Mas não pense que esse foi um comportamento exclusivo da igreja. Muitos governos trilharam o mesmo caminho. Aqui no Brasil, durante os longos 21 anos da ditadura que começou em 1964, a censura era uma das suas ferramentas favoritas para silenciar os opositores e conter qualquer forma de questionamento, reflexão ou ação contrária aos seus interesses.
Chico Buarque, um dos sheiks tosados da época, teve sua canção "Apesar de Você" (que ocasionalmente é mencionada por Zé Bruno, do Resgate, pela astúcia poética), inicialmente aprovada. Até o jornal, que não se sabe se era amigo ou hater, Tribuna da Imprensa, considerar a música uma espécie de hino "juvenil". Então, o governo pescou que "Hoje você é quem manda/ Falou, tá falado/ Não tem discussão, não" estava dizendo mais do que parecia.
Indiscutivelmente, aqueles que detêm o poder formal não querem que suas estruturas sejam ameaçadas por outras ideias. Rubem Alves, que teve uma influência significativa sobre as letras da banda Catedral, praticamente foi convidado a deixar seu cargo de pastor no RH da Igreja Presbiteriana, devido às suas ideias consideradas perigosas.
Situações semelhantes persistem ainda hoje. Uma das listas mais polêmicas dos últimos anos é conhecida como "músicas do mundo", que reúne canções de artistas que sabem usar a criatividade dentro de uma estrutura de venda. Por mais estranho e contraditório que pareça, a maioria dos artistas gospel (apesar de condená-las), encontram nelas uma grande fonte de inspiração.
Vai entender, caro cascudo, o mundo dá voltas, e as ideias também.