top of page
logo se vira music

Lições do Carnaval para o Rock Gospel

  • Foto do escritor: Thais Loyola
    Thais Loyola
  • 13 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de fev. de 2024

Abre alas Lições do Carnaval para o Rock Gospel

Já reparou na importância do enredo para uma escola de samba? Indiscutivelmente, transcende a escolha de um tema qualquer.

 

Cada elemento nos carros alegóricos, fantasias, alas, toda concepção do desfile... nada é aleatório ao assunto. O tema é a essência que une todos os penduricalhos em uma narrativa coesa e envolvente, capaz de impactar e marcar o público.

 

O problema é que, na contramão dessa "hashtag aulas", as bandas do Rock Gospel pareçam viver num eterno retiro de carnaval, muitas vezes se mostrando atoladas na falta de originalidade, em uma teologia capenga, na repetição não só dos temas e jargões, mas de toda estrutura já explorada exaustivamente.

 

Enquanto a escola de samba tá lá, contando a história do povo com emoção e representatividade, o Roque Santeiro parece que tá preso num loop do passado, cobrando passagem de bastão inexistente, cheio de clichês e estereótipos que não convencem, não provocam e não transmitem nem de longe a mensagem revolucionária do Evangelho.

 

Sacou? A escolha do tema do enredo para uma escola de samba é um processo meticuloso, que envolve pesquisa, reflexão e criatividade. Sem falar que os preparativos para o próximo Carnaval têm início antes mesmo da poeira do atual baixar.

 

Não à toa são chamadas de escolas. A tal cena do Rock Gospel tem muito a aprender com elas, especialmente na seleção e desdobramento de um tema. Falta coragem para dizer "não tem futuro sem partilha. Nem Messias de arma na mão" e trazer algo novo e relevante para a avenida. Faltam as paradinhas da bateria, as alegorias, o humor e a performance vibrante da comissão de frente. Afinal, como diz lá em 1ª Tessalonicenses 5:21, é preciso examinar tudo e reter o que é bom.


Abre alas: Lições do Carnaval para o Rock Gospel



bottom of page